Autor Tópico: [Nes] Faxanadu... Rise From Your Grave!  (Lida 4471 vezes)

devilfox

• Ver perfil
[Nes] Faxanadu... Rise From Your Grave!
« Online: Março 02, 2007, 03:49:30 am »
"Rise from your grave"... esta é uma frase clássica do jogo Altered Beast e que define perfeitamente esta ocasião. Eu explico:

No dia 08/02/1998, a Emulação Brasil, um dos primeiros sites sobre tradução da cena romhacking nacional, anunciou o projeto de tradução para o jogo Faxanadu. O autor desse projeto foi um dos primeiros romhackers da cena nacional: Hellmatic. Poucos daqui devem conhecê-lo, mas juntamente com Rick Melo, Hellmatic foi o responsável pelas primeiras traduções de ROMs para a nossa língua. Mesmo numa época onde haviam pouquíssimas ferramentas de tradução, Hellmatic conseguiu tirar leite de pedra e lançou traduções de ótima qualidade, como Ninja Gaiden 1, Ninja Gaiden 2 e Little Nemo - Dream Master. Assim que ele lançou a sua tradução para o Ninja Gaiden 2, Hellmatic iniciou a sua tradução para o jogo Faxanadu. Ele ainda chegou a trabalhar duro nesse projeto por cerca de 1 ano, mas por motivos pessoais, Hellmatic teve que deixar a cena. Com isso, o projeto ficou paralisado. Os anos se passaram, mas Hellmatic não teve tempo para dar continuidade ao projeto. Foi aí que no início deste ano, eu fui falar com ele para tentar resgatar uma de suas traduções perdidas. Bem, conversa vai, conversa vem, Hellmatic me perguntou se eu não gostaria de terminar o projeto dele, visto que ele não teria tempo para fazê-lo. Eu pensei bem e resolvi topar o desafio. Hellmatic me passou todo o seu material sobre o projeto e eu comecei a estudá-lo. Trabalhei cerca de 1 mês e terminei o pouco que restava a ser feito. Apresentei uma versão beta ao Hellmatic e o mesmo gostou do resultado. Fizemos os testes finais, aprontamos a documentação e agora estamos lançando com muito orgulho esta tradução que definitivamente "ressurgiu das cinzas". (fica aqui um exemplo correto de como continuar um projeto alheio)

~ SOBRE A TRADUÇÃO ~

JOGO: Faxanadu

PRODUTORA: Hudson Soft (sob licença da Falcom)

VERSÃO: Americana

SISTEMA: NES

ROM: Faxanadu (U) (PRG0) [!] - CRC32: 063464FD

»TRADUÇÃO:

·INÍCIO DO PROJETO 08/02/1998 (por Hellmatic)

·1ª VERSÃO PÚBLICA 02/03/2007 (por devilfox)

·SCRIPTS Hellmatic e devilfox

·ROMHACKING Hellmatic, Rodrigo Gomes e devilfox

·BETA-TESTER devilfox

»ANDAMENTO:

·SCRIPTS 100%

·GRÁFICOS 100%

»AVISO:

Existem duas ROMs da versão americana deste jogo: PRG0 e PRG1. Esta tradução só deve ser aplicada na ROM PRG0. Se a mesma for aplicada na ROM PRG1, a única coisa que você vai obter é uma ROM corrompida. Portanto, cuidado!

»PATCH:

FAXANADU BR - VERSÃO 1.0

»SCREENSHOTS:

»AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A:

- Rodrigo Gomes, autor do emulador UNES: Agradecemos pela sua grande colaboração no romhacking deste projeto, a qual possibilitou a expansão dos menus, dentre outras coisas. Sem a sua colaboração, com certeza a qualidade desta tradução não seria a mesma.

- Gamer_boy: Pela sua tentativa em ajudar.

Nós esperamos que vocês apreciem este trabalho e desejamos um bom divertimento a todos. http://romhacking.trd.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/happy.png' class='bbc_emoticon' alt='^_^' />'

OBS: Antes que eu me esqueça, se alguém achar algum bug ou erro na tradução, por favor, deixe-nos saber. No entanto, antes de reportarem qualquer coisa estranha, leiam a documentação que acompanha a tradução.

gamer_boy

• Ver perfil
« Resposta #1 Online: Março 02, 2007, 04:50:20 am »
Acordei agora das catacumbas (aka "Rise from your grave") para elogiar este grandioso jogo de uma tradução que possivelmente foi o projeto de maior duração (início/fim).Parabéns aos colegas Hellmatic e devilfox pela dedicação e garra na tradução desse jogo que estou jogando e que não está nada fácil, mas chegarei lá! ;)PS: Fico feliz em poder tê-lo ajudado no encontro desses dois romhackers que permitiram a conclusão deste projeto que finalmente virou tradução.

kmikz

• Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 02, 2007, 10:28:19 am »
Ótima iniciativa Devilfox, a tradução está muito boa, belo exemplo para muitos da cena.

NEODAN

• Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 02, 2007, 08:19:40 pm »
Muito boa essa tradução! Ficou de primeira!Conteúdo demonstrativo, concordância, realmente é um ótimo exemplo para muitos de como deve ser feito uma tradução competente!PARABÉNS!!!:king0000:

OX-Carnage

• Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 02, 2007, 10:58:13 pm »
Isso que é ROMHACKING, mta gnt quer apreder a raduzir pra traduzir esses jogos novos tp ps2 gba e outros, quando na verdade todos esqueceram dos 8 e 16-bits epoca boa de nossas vidas.Vlw Hellmatic e Devilfox por acender de nvo essa paixo que eu tenho por esses consoles, so de alegria vou terminar a minha tradução de NES onde mta gnte queria ver traduzida, que jogo?****Predador****

Gobr

• Ver perfil
« Resposta #5 Online: Março 03, 2007, 01:04:03 am »
Essa me pegou de surpresa, devilfox como sempre com grandes projetos.

sidplay

• Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 17, 2007, 12:16:11 am »
Esse foi o primeiro RPG que eu zerei na vida, quando nem sabia o que era um RPG hehe. Faz muito tempo isso. Vou dar uma olhada na tradução. Valeu!!

Hellmatic

• Ver perfil
« Resposta #7 Online: Maio 24, 2007, 03:42:05 pm »
Eu gostaria de ter me registrado no forum para comentar aqui antes, mas enfim...Só tenho a acrescentar que fiquei plenamente satisfeito com a conclusão que o devilfox deu a esta tradução. Além de ter feito um excelente trabalho, ainda tratou com todo o respeito aquilo que já havia sido feito por mim. Foi muito bom ver esse projeto concluído depois de tantos anos "na gaveta" (e muita sorte eu não tê-la perdido entre tantos upgrades de hardware e HDs pifados)!

Knirt

• Ver perfil
« Resposta #8 Online: Maio 24, 2007, 10:56:15 pm »
Ah, eu tinha comentado que já tinha visto seu nome em algum lugar, né Hellmatic ?!Provavelmente foi nesse tópico, e eu guardei bem porque o Devil tinha escrito mó textão sobre o jogo =P

64dio64

• Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 30, 2010, 11:41:57 pm »
Desculpe ressuscitar o tópico, mas eu preciso dizer que RPG bacana. Sempre curti RPGs da era 8 a 16bits, diferente dos que são feitos hoje que exigem semanas ao meses de dedicação, me deixando enojado de tanta demora para terminar.

Muito legal a tradução, adorei.

*Achei uma tradução do Solbrain, feita pelo Joapeer, um jogo de ação que jogava muito quando era criança e ao longo dos tempos acabei esquecendo o nome de tal jogo, e só achei à pouco tempo ao ler outro tópico sobre ele e diga-se de passagem muito boa também a tradu.

Jogar NES no emulador do DS não tem preço, perfeito, perfeito!

JM-TRAD

• Ver perfil
« Resposta #10 Online: Março 31, 2010, 02:17:07 am »
Eu gosto muito, mas muuuito de Faxanadu. E eu tive o prazer de zerar esse jogo em português a pouco tempo (uns 6 meses atras). Eu comprei o cartucho numa feira de raridades, ele tava lá. Uma caixa grandona com o cartucho, manual, as músicas em fita tape e uma fita de vídeo (híper raridade, nunca mas a achei, nem na internet) que vinha uma desenho animado tipo anime que contava a história do jogo. (era um vídeo de 2h eu acho. mas eu perdi ela...) Só achei algo falando sobre um mangá... (what?)  ???

Deve ser fan... ou não...

devilfox

• Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 31, 2010, 11:11:41 am »
Eu comprei o cartucho numa feira de raridades' date=' ele tava lá. Uma caixa grandona com o cartucho, manual, as músicas em fita tape e uma fita de vídeo (híper raridade, nunca mas a achei, nem na internet) que vinha uma desenho animado tipo anime que contava a história do jogo. (era um vídeo de 2h eu acho. mas eu perdi ela...) Só achei algo falando sobre um mangá... (what?)[/quote']

Você merece apanhar no tronco por perder algo assim, miseráver!!!

E que feira de raridades é essa?

Joapeer

• Ver perfil
« Resposta #12 Online: Março 31, 2010, 09:33:42 pm »
mano nunca joguei mas!

Parabeeeeeeeeeeeeeeeeeens!!!!

É por isso que me orgulho e ser amigo do devil...

e do welmatic também!!(acho).

Tá muito bem feita!

pS: valeu 64dio64 pelo elogio.